Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

PS chega à maioria absoluta

Se as eleições fossem hoje, o PS voltaria a alcançar a maioria absoluta. Cavaco e Sócrates também estão mais populares.

Aníbal Cavaco Silva e José Sócrates voltaram a melhorar os seus saldos de popularidade nos últimos 30 dias, enquanto o Partido Socialista atinge nas projecções 44,6%, resultado que em eleições legislativas lhe daria a maioria absoluta.

O crescimento do PS acompanha o da restante esquerda que cresceu à custa do PSD e CDS. Estes são alguns dos dados mais relevantes da sondagem EXPRESSO/ Sic/ Rádio Renascença/ Eurosondagem que publicamos pela primeira vez no sítio do EXPRESSO na Internet.

Na edição impressa, este estudo de opinião revela ainda o que pensam os portugueses sobre outros aspectos, como sejam a imagem da Polícia Judiciária, a utilização da Internet ou os sectores em que deveria haver maiores poupanças nos gastos do Estado.

 

 

 

 

FICHA TÉCNICA

A sondagem, realizada pela Eurosondagem para o Expresso, SIC e Rádio Renascença, foi efectuada de 27 de Setembro a 3 de Outubro e teve por objecto a intenção de voto e 15 perguntas de carácter geral. O universo é a população com 18 anos ou mais, residente em Portugal Continental e habitando em lares com telefone. A amostra foi estratificada por região: Minho, Douro e Trás-os-Montes (19,7%), Área Metropolitana do Porto (13,4%), Beiras, Estremadura e Ribatejo (30,5%), Área Metropolitana de Lisboa (27,6%), Alentejo e Algarve (8,8%). Foram efectuadas 1336 tentativas de entrevista telefónica, sendo que em 13,4% houve recusa de resposta. Foram validadas 1016 entrevistas. A escolha do lar foi aleatória nas listas telefónicas e entrevistado, em cada agregado familiar, o elemento que fez anos há menos tempo. Desta forma resultou, em termos de sexo: feminino 52,8% e masculino 47,2%; e no que concerne à faixa etária: dos 18 aos 25 anos 14,6%, dos 26 aos 35 19,7%, dos 36 aos 45 17,7%, dos 46 aos 59 21,8% e mais de 60 26,2%. O erro máximo da amostra é de 3,07% para um grau de probabilidade de 95%