Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Primeiro clássico deu empate

Sporting e FC Porto empataram e continuam colados na liderança. Benfica venceu pela terceira jornada consecutiva e aproximou-se dos líderes, uma semana antes de visitar o Dragão.

O Estádio de Alvalade recebeu ontem à noite o primeiro clássico da temporada. Após 90 minutos com a intensidade habitual dos grandes jogos, registou-se um empate a um golo, que mantém as duas equipas em igualdade pontual na liderança da I Liga. Na Luz, o Benfica venceu o Estrela Amadora por 3-1 e aumentou para três o número de vitórias consecutivas.

O Sporting recebeu o FC Porto com a liderança do campeonato em jogo. Os dois técnicos cumpriram as promessas feitas na véspera: os dragões entraram com vontade de vencer e os leões assumiram o favoritismo e procuraram o domínio do jogo.

Os comandados de Paulo Bento entraram melhor no jogo e desde cedo causaram problemas a Helton. Primeiro foi Paredes, num cabeceamento que o guarda-redes brasileiro defendeu de forma brilhante, com a bola ainda a bater na trave. Depois Liedson, que não aproveitou um desentendimento entre Helton e Bruno Alves e ainda Djaló, num remate de longe. Pelo meio, Quaresma e Postiga tentaram, timidamente, assustar Ricardo, que teve pouco trabalho na primeira metade.

Até ao intervalo, manteve-se o domínio da equipa da casa, materializado em golos aos 43 minutos, com Yannick Djaló a corresponder a um bom cruzamento de Nani.

O descanso chegou com o Sporting em vantagem. Com necessidade de correr atrás do prejuízo, Jesualdo Ferreira trocou Paulo Assunção (a quem o árbitro poupou a expulsão aos 39 minutos) por Jorginho, alargando o ataque da equipa. E, logo aos três minutos, foi de um canto do brasileiro que nasceu o golo do empate. Grande confusão na área, a defesa do Sporting não conseguiu aliviar, Ricardo socou a bola para a frente e Quaresma fuzilou.

Só deu Sporting

Depois do golo do empate, a equipa azul-e-branca recuou no terreno, entregou o domínio ao Sporting e procurou explorar o contra-ataque. Até final do jogo, só deu Sporting. Apesar de dominador, no entanto, só por duas vezes o leão conseguiu criar perigo. Primeiro por Paredes, num centro remate que Helton desviou para canto e depois por Liedson, num grande golpe de cabeça que levou a bola a embater na trave.

O FC Porto tentava responder em contra-ataque, mas sem sucesso. Até final, Ricardo não mais foi chamado a intervir, mas a verdade é que o campeão nacional soube sempre controlar as operações, defendendo com acerto. 

No final do encontro, Paulo Bento e Jesualdo Ferreira tinham opiniões distintas: para o técnico do Porto, "não foi uma partida muito bem jogada", sendo "melhor o resultado do que a exibição". Do outro lado, Paulo Bento estava claramente menos satisfeito: "Foi melhor a exibição que o resultado. Pelo trabalho realizado posso dizer que perdemos dois pontos".

No Dragão sem Miccoli

Na Luz, o Benfica reagiu bem à derrota em Glasgow e bateu o Estrela da Amadora por 3-1. Os encarnados até estiveram a perder, com um golo de Dário perto do quarto-de-hora, mas Miccoli, Simão e Karyaka fizeram os golos da reviravolta e deram mais três pontos ao Benfica, na semana que antecede a deslocação ao Estádio do Dragão. Fernando Santos sabe já, à partida, que não vai poder contar com Miccoli no clássico, já que o italiano foi expulso no jogo de ontem, após se desentender com Rui Duarte.

No final do encontro, o técnico encarnado envolveu-se numa discussão acesa com um adepto que o terá provocado. O engenheiro justificou o incidente na sala de imprensa: "Exaltei-me porque não admito que me acusem de falta de honestidade ou de profissionalismo. Um adepto acusou-me de ter ordenado ao Miccoli que fosse expulso de propósito. Ele tinha 18/19 anos e não me pode dar lições. Tem de esperar 30 anos. Mas foi um incidente e as coisas estão ultrapassadas."

 

RESULTADOS

. Belenenses – Paços de Ferreira, 2-0

. Boavista – Nacional, 0-4

. Académica – Desportivo das Aves, 2-1

. Vitória Setúbal – União de Leiria, 1-2

. Marítimo – Beira-Mar, 2-1

. Benfica – Estrela da Amadora, 3-1

. Sporting – FC Porto, 1-1

. Naval – Sporting de Braga (2.ª, 19h45, Estádio do Manuel Bento Pessoa [SPORTTV1]

 

CLASSIFICAÇÃO

. 1. FC Porto, 16 pontos

. 2. Sporting, 16

. 3. Benfica, 13 (menos um jogo)

. 4. Sporting de Braga, 13 (menos um jogo)

. 5. Naval, 13 (menos um jogo)

. 6. Nacional, 12

. 7. União de Leiria, 10

. 8. Marítimo, 10

. 9. Paços Ferreira, 9

. 10. Belenenses, 8 (menos um jogo)

. 11. Vitória Setúbal, 8

. 12. Boavista, 7

. 13. Académica, 7

. 14. Beira-Mar, 5

. 15. Desportivo das Aves, 2

. 16. Estrela da Amadora, 1