Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Portugueses discutem União Europeia

Trinta portugueses, escolhidos de forma aleatória mas representativa da população, começaram hoje a debater políticas europeias, no âmbito de um programa denominado “Consultas aos Cidadãos Europeus” e que envolve todos os 27 membros da União.

A consulta, que decorrerá este fim-de-semana, é organizada em Portugal pelo Instituto de Ciências Sociais, inserido numa rede de consórcios e organizações não governamentais independentes, liderada pela Fundação Rei Balduíno da Bélgica.

Em particular, os participantes escolhidos debaterão os temas “Ambiente e Energia”, “Fronteiras e Emigração” e “Políticas Sociais e Família”, que foram considerados essenciais numa consulta inicial, em Outubro do ano passado, por 200 cidadãos de toda a União Europeia.

O objectivo da experiência é tentar estabelecer quais são as políticas europeias prioritárias para os cidadãos e qual é o seu ponto de vista, num esforço de aproximar não só as pessoas à União, como as políticas desta às pessoas, sob o lema “Qual é a Europa que queremos”. A mesma consulta está a decorrer numa série de países europeus.

A sessão nacional terminará com a entrega de resultados à representante portuguesa da Comissão Europeia em Portugal e, a nível europeu, será organizada uma síntese que será apresentada ao Conselho Europeu, em Junho.