Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Portugueses brilham nas principais ligas europeias

Figo é líder em Itália, Deco em Espanha e o Chelsea de Mourinho já comanda em Inglaterra.

Em mais um fim-de-semana de futebol por toda a Europa, os jogadores portugueses estiveram em destaque. Em Inglaterra o Chelsea, de José Mourinho, Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho e Hilário já é líder, ainda que há condição (o Portsmouth, de Pedro Mendes e Manuel Fernandes, só joga esta segunda-feira), depois de vencer o Fulham por 2-0, com um «bis» de Frank Lampard.

Também em Inglaterra, o Manchester somou o segundo jogo consecutivo sem vencer, cedendo um empate a uma bola no terreno do Reading. O golo dos «red devils» foi apontado por Cristiano Ronaldo.

Figo lidera em Itália, Deco em Espanha

Em Itália, o Inter de Milão, com Luís Figo a titular, venceu o Chievo por 4-3, depois de ter estado em vantagem por 4-0. Os «nerazzurri» lideram a Serie A com mais um ponto que Roma e Palermo. O Milan, que luta para recuperar depois de ter iniciado o campeonato com oito pontos negativos, cedeu o primeiro empate da época, somando agora dois pontos, menos oito que o seu rival de Milão.

Na Liga espanhola, o grande jogo da jornada opôs o Barcelona, de Deco, ao Valência, de Miguel. O resultado final foi um empate a uma bola, com Miguel a fazer a assistência para o tento da equipa «che» e Deco a ser o mais rematador do Barça. No Valência, Hugo Viana foi suplente, tendo entrado a escassos minutos do final para o lugar de Albelda. As duas equipas partilham a liderança do campeonato, a par do Real Madrid, que venceu por 1-0 no terreno do Bétis. Os três clubes somam 10 pontos.

Ainda em Espanha, destaque para a vitória do Recreativo de Huelva no reduto da Real Sociedad (3-2), com Beto a alinhar os 90 minutos e em bom nível. O Atlético de Madrid, com Costinha a titular e Maniche a entrar ao intervalo, venceu o Sevilha por 2-1, e ocupa o quarto lugar, com nove pontos, menos um que o trio da frente.

Lyon volta a vencer, PSG continua início desastroso

Em França, o Lyon já lidera isolado, com mais três pontos que o Marselha, depois de golear o Lille por 4-1. Tiago, a contas com uma faringite, não actuou nos pentacampeões franceses. Sorte diferente teve o PSG, de Pauleta, que continua o início desastroso, somando novo empate, desta feita a zero, em casa diante do Nancy. Os parisienses ocupam o 13º posto, já a 11 pontos da liderança. O avançado português actuou os 90 minutos mas não teve um jogo fácil. Ainda assim, teve o empate nos pés na última oportunidade do jogo, já ao cair do pano, mas não conseguiu fazer o eu quinto golo no «Championat» e dar a vitória à sua equipa.

OUTROS PORTUGUESES EM ACÇÃO

. Hugo Almeida (Hamburgo-Werder Bremen, 1-1) - Foi substituído aos 70 minutos, depois de um jogo marcado por muito esforço e grande entrega.

. Sérgio Conceição (Standard Liège-Cercle Brugge, 1-0) - Mais uma boa exibição, fundamental para o sucesso da equipa.

. Areias (Standard Liège-Cercle Brugge, 1-0) - Ganhou definitivamente o lugar a Rogério Matias. Mais uma boa exibição no lado esquerdo da defesa.

. Nunes (Maiorca-Espanhol, 1-0) - Mais uma exibição segura do ex-jogador do Sp. Braga. O Maiorca concedeu apenas três golos até ao momento.

. Jogaram ainda: Makukula, Delfim, Nelson Ferreira, Ricardo Esteves, Maurício, Edgar, Zé Tó, Daniel Fernandes, Paulo Costa, Filipe da Costa, Sérgio Pinto, Roberto Pinto, João Manuel Pinto, Pedro Moutinho, Pele, Vítor Lima, Fangueiro, Ednilson, Hélio Pinto, Ricardo Fernandes, João Paiva, Cadú, Pedro Oliveira, Semedo, Mário Loja, Rui Dolores e Rui Pataca.