Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Portugal apurado para o Europeu pela primeira vez

A selecção nacional de basquetebol fez história no sábado, garantindo o apuramento para a fase final do Campeonato da Europa, que será para o ano em Espanha.

Ao fim de 56 anos de existência, a selecção nacional de basquetebol garantiu no último sábado um lugar na fase final de um Europeu, depois de vencer Israel por 69-49, em encontro da sexta e última jornada do grupo B. Este é mais um marco na história do basquetebol luso, já que Portugal vai estar pela primeira vez na fase final de um Europeu. Em 1951, esteve presente em Paris, mas por convite, conseguindo o 15.º lugar.

Os comandados de Valentyn Melnychuk foram a surpresa da qualificação, superando equipas mais experientes como a Macedónia, a Bósnia e Israel.

Os «ratinhos diabólicos», forma como a equipa lusa é conhecida, precisavam que um de dois cenários se verificasse para carimbar o apuramento: vencer e esperar que a Bósnia vencesse a Macedónia (o que se verificou), ou então, em caso de derrota da Bósnia, vencer por mais de 25 pontos e passar como um dos melhores segundos classificados. Perante o cenário, resta agradecer aos bósnios.

A caminho de Espanha

Com a vitória sobre Israel, Portugal juntou-se à elite do basquetebol europeu. Em 2007, a equipa lusa vai participar pela segunda vez num Campeonato da Europa, em Madrid. Em 1951, em Paris, Portugal participou no evento, mas por convite. A Espanha, equipa da casa, vai procurar juntar o título europeu ao de campeã do mundo, recentemente conquistado no Japão.

Nos seis jogos de qualificação, a selecção nacional conquistou dez pontos, fruto de quatro vitórias e apenas duas derrotas, que lhe valeram o primeiro posto do Grupo B. No final do encontro decisivo, o técnico nacional não conseguiu disfarçar a satisfação: "Foi difícil ao início, mas conseguimos e apareceu a equipa. O coração bateu forte porque escrevemos história. Merecemos. Os portugueses mostraram que têm valor".