Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Porto Editora compra Bertrand e Círculo de Leitores

A Autoridade para a Concorrência deu hoje luz verde ao negócio. A Porto Editora vai comprar a Bertrand e o Círculo de Leitores, transformando-se num grupo editorial activo em todas as áreas do sector: produção, edição, distribuição e venda.

Alexandra Carita (www.expresso.pt)

O contrato de promessa de compra e venda tinha sido assinado por Vasco Teixeira, administrador da Porto Editora, em Abril. A Porto Editora comprometia-se a comprar os activos da Bertrand e do Círculo de Leitores. O negócio começava a delinear-se com o grupo espanhol Bertelsmann, proprietário da Bertrand, faltando apenas o aval da Autoridade para a Concorrência para que se concretizasse. A luz verde foi hoje anunciada oficialmente por aquela entidade. A compra é legal.

A Porto Editora, que ainda ultima as cláusulas do processo de aquisição não faz por enquanto qualquer comunicado e muito menos quer avançar números do negócio.

A compra será concretizada em breve, tornando-se a Porto Editora num grupo editorial muito mais forte e assegurando todos os ramos do sector, desde a produção à edição, da distribuição à venda em loja.

A dimensão empresarial da Porto Editora assume também outro estatuto, alargando os seus campos de acção. O quase monopólio do livro escolar, que detinha, estende-se à ficção, não ficção, ciência, arte...

Quanto à Bertrand e Círculo de Leitores, cujos destinos se afiguravam incertos, terão pela frente um projecto de consolidação de mais um grande grupo editorial.