Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Pinto Balsemão distinguido em Espanha

O galardão foi atribuído pela Fundácion Diário Madrid, que todos os anos distingue uma personalidade que lute pela liberdade de informação.

Francsico Pinto Balsemão vai ser distinguido com o prémio Rafael Calco Serer. O galardão é atribuído anualmente pela a Fundación Diário Madrid a personalidades que defendem a liberdade de informação e a democracia.

O presidente do grupo Impresa vai receber o prémio no dia 6 de Setembro, em Espanha, pela mão do príncipe das Astúrias, Filipe de Bourbon. Quanto ao discurso de apresentação do premiado, será Juan Luís Cebrián, administrador-delegado do grupo Prisa, antigo director do "El País" e amigo pessoal de Pinto Balsemão, o responsável.

A escolha da Fundación Diário Madrid foi decidida por unanimidade, com base no trabalho de “defesa e promoção dos valores democráticos e da liberdade de informação nos meios de comunicação social” que Franscico Pinto Balsemão tem desenvolvido ao longo dos anos. De acordo com a Fundação, foram levados em conta “não só os seus méritos enquanto homem de Estado”, como também “a sua condição e a sua história de figura eminente na comunicação social, na imprensa e nos meios audiovisuais, a sua obra e a sua história pessoal na profissão de jornalista”.

Nos últimos anos, o Prémio Rafael Calvo Serer destacou personalidades espanholas como o director dos diários do grupo Vocento, Ángel Arnedo, ou o actual presidente de honra do ABC, Guillermo Luca de Tena.