Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Partido Comunista Chinês tem mais de 78 milhões de membros

Partido Comunista Chinês tem hoje 116 vezes mais membros do que em 1921, ano em que foi fundado, e é o maior partido político do mundo, no poder há 60 anos.

O número de filiados no Partido Comunista Chinês (PCC) ultrapassou os 78 milhões, segundo os dados divulgados hoje pelo Departamento de Organização do Comité Central do PCC.

Em 2009, o PCC recrutou cerca de dois milhões de novos militantes, chegando ao fim do ano com 77,99 milhões de filiados, "116 vezes mais do que quando a República Popular da China foi fundada, em 1949", indicou Wang Qinfeng, vice-diretor do referido departamento.

O número de novos militantes corresponde a cerca de dez por cento dos pedidos de filiação.

Wang Qinfeng indicou também que quase um quarto dos militantes (24,6 por cento) tem menos de 35 anos de idade e mais de um terço (cerca de 28 milhões) frequentaram a universidade.

Segundo o mesmo responsável, mais de 640 mil empresas, das quais 438 mil são descritas como não pertencendo ao sector público, têm células do Partido Comunista Chinês.

O PCC foi fundado no dia 1 de julho de 1921, num congresso com 13 delegados representativos dos 53 militantes organizados no país.

É o maior partido político do mundo e, apesar do colapso da vizinha União Soviética, mantém-se no poder há mais de 60 anos.