Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Ovnis invadem a Internet

"Estaremos sozinhos no Universo?" A pergunta é tema de discussão acesa em fóruns, blogues e até em sites como o YouTube. Desde o caso de Roswell a aparições nos céus de Portugal, há relatos com vídeos e fotografias para todos os gostos.

Clique para ver no YouTube o vídeo dos ovnis no Haiti

Clique para ver no YouTube o vídeo dos ovnis no Haiti

Discos voadores, rastos luminosos no céu, criaturas baixinhas e cabeçudas, círculos desenhados em campos de trigo: a especulação em torno do mundo extraterrestre arrasta milhares e milhares de pessoas à Internet, que discutem a ovnilogia em fóruns, blogues e até mesmo em sites de partilha de vídeo, como o YouTube.

Em 2007, a Agência espacial Francesa surpreendeu tudo e todos ao tornar público o arquivo secreto sobre ocorrência extraterrestre. Os documentos sobre as aparições dos últimos cinquenta anos foram publicadas num site da Internet, que acabou por ir abaixo devido à sobrecarga do número de visitantes. Quer se acredite, quer não, a verdade é que são raros os internautas que resistem a dar uma espreitadela ao conteúdo online sobre objectos voadores não identificados. Desde a autópsia do controverso alien de Roswell, a aparições de ovnis em Portugal, há registos para todos os gostos.

Mais de cinquenta anos depois, o vídeo da autópsia do alien de Roswell continua a suscitar curiosidade

Mais de cinquenta anos depois, o vídeo da autópsia do alien de Roswell continua a suscitar curiosidade

No YouTube o caso mais famoso remonta a Agosto de 2007, no Haiti. No vídeo, de apenas 22 segundos, ouve-se o grito de uma mulher, seguido da aparição de dois objectos voadores redondos, a percorrer o céu ao pôr-do-sol. A curta filmagem é líder de visitas, ultrapassando os seis milhões e meio de visionamentos. Em inglês, português, espanhol e até mesmo alemão, a discussão está acesa há mais de seis meses e o número de comentários já ronda os dezoito mil. As opiniões dos internautas dividem-se: uns acham "impressionante" outros garantem que "não passa de um embuste". A falta de consenso é semelhante num vídeo gravado no sul de Itália, onde se vê um ovni a mover-se lentamente sobre um grande lago. A curiosidade já levou de mais de dois milhões de pessoas a clicarem nestas imagens.

"Sozinhos no universo?"

O famoso incidente de Roswell - cidade norte-americana onde supostamente terá caído um ovni a 4 de Julho de 1947 - também já chegou ao YouTube, tendo a autópsia ao extraterrestre sido vista mais de 800 mil vezes.

A pergunta repete-se: estaremos sozinhos no Universo?

A pergunta repete-se: estaremos sozinhos no Universo?

Nas discussões online, os mais cépticos falam de truques de montagem, como efeitos especiais e animação 3D. Há também quem alegue que os objectos filmados podem ser brinquedos telecomandados. No entanto, ninguém resiste à pergunta deixada no YouTube, num excerto do documentário "Evidência OVNI": "Estaremos sozinhos no Universo?". As teorias mais uma vez dividem-se: há quem diga que "eles certamente existem porque há milhares de provas" e há até quem chegue a propor "que estas luzes podem ser deuses desconhecidos pelos humanos".

Ovnis em Portugal

O tema é discutido em diversos fóruns portugueses, de sites como o da Sociedade Portuguesa de Ovnilogia e da Associação Portuguesa de Pesquisa Ovni. Há também blogues, como o da ovnilogista Marina Pereira e até a distribuição online gratuita da revista "UFO:PT", especializada no tema .

Há centenas de fotografias e relatos de ocorrências em todo o país. Quanto a vídeos, no YouTube as reportagens televisivas feitas por canais portugueses são os vídeos nacionais sobre ovnis mais procurados, chegando alguns a ter mais de treze mil visitas. Já nas filmagens caseiras, destacam-se duas, vindas do Porto e de Santarém. Vídeos curtos, com pouca qualidade de imagem, mas que lançam a discussão e deixam a eterna dúvida: "não sei se existem extraterrestres, mas a verdade anda por aí".