Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Onu lança rede de resposta global imediata

Ásia, África, América Latina e Europa vão ter células de ajuda estratégica imediata do Programa Alimentar Mundial, com resposta entre 24 a 48 horas.

O Programa Alimentar Mundial (PAM) das Nações Unidas anunciou hoje que vai ser feita uma nova rede de células de ajuda humanitária imediata, à semelhança da que já existe no Sul de Itália. Devido ao número crescente de emergências simultâneas, serão criadas bases estratégicas na Ásia, África e América Latina, prontas a transportar ajuda num espaço de 24 e 48 horas, por via marítima ou aérea.

Para justificar a necessidade da nova rede, o PAM lembra que, há apenas um ano, milhares de pessoas foram atingidas por um furacão na Guatemala, ao mesmo tempo que o Paquistão foi abalado por um violento terramoto.

“Ao estabelecermos células estratégicas em torno do globo, não há dúvida de que poderemos ajudar as pessoas mais rápida e eficazmente, muito possivelmente fazendo a diferença entre vida e morte”, explicou o director de transporte e logística do PAM, Lopes da Silva.

As células da nova rede de ajuda humanitária estarão fixadas no Gana, Dubai, Panamá e Malásia. O modelo a seguir, que será igual ao da célula europeia já existente em Brindsi, incluirá reservas estratégicas de bens e equipamentos de salvamento.

“Nos últimos seis anos, a reserva logística da base de Brindsi fez a diferença na eficácia de resposta em várias crises, desde o terramoto no Irão, aos conflitos no Afeganistão e Darfur”, frisa o director de transporte e logística do programa alimentar. Em funcionamento desde Junho de 2000, a base sedeada no Sul de Itália já forneceu apoio não só a agências da ONU, como também a instituições governamentais e não governamentais, em situações críticas, tais como o grande tsunami no oceano Índico.

A sustentação financeira da nova rede está, para já, a chegar de diversos governos e instituições de todo o mundo, incluindo organizações privadas, como a companhia de transportes expresso, TNT.