Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

ONU distingue Ronaldinho Gaúcho

Craque mundial do futebol recebeu título de «Campeão da Saúde» por participação em spot contra a violência, numa campanha dirigida a crianças e jovens.

Ronaldinho Gaúcho recebeu hoje em Nova Iorque o título de «Campeão da Saúde». O futebolista brasileiro foi homenageado pela Organização Pan-Americana da Saúde (PAHO/WHO, da ONU) pela sua participação em campanhas institucionais de conscientização sobre vacinação infantil e violência juvenil, produzidas pelos Estúdios Mauricio de Sousa Produções, em parceria com  a PAHA.

A campanha da organização - que é responsável por projectos relacionados com a saúde pública na América Latina - enfatiza que a violência não é um meio de vencer na vida, que compara a um jogo de futebol: quem joga limpo e obedece às regras da sociedade, sempre ganha.

O craque do Barcelona é personagem de histórias de banda desenhada do cartoonista Mauricio de Sousa - autor da Turma da Mónica - que esteve presente na cerimónia de homenagem ao jogador brasileiro. A entrega do título teve lugar esta manhã no St.Regis Hotel, onde a equipa catalã está concentrada para a pré-temporada nos Estados Unidos.

«Quando criei o personagem 'Ronadinho Gaúcho' tinha consciência da força que teria junto ao público infantil e adulto, enquanto história em quadrinhos e merchandising. Entretanto, assim como já fazemos com a Turma da Mónica há anos, também desejava utilizar o personagem em campanhas institucionais de esclarecimento à população sobre diversos temas sociais importantes», afirma o cartoonista brasileiro.

O personagem «Ronaldinho Gaúcho» já pode ser visto em páginas institucionais da Unicef, aparecendo também em campanhas de prevenção contra as drogas e o racismo, além de eventos beneficentes.