Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

O poder da imagem no CCB

Os melhores trabalhos de fotojornalismo, à distância de um olhar. No Centro Cultural de Belém, de 29 de Setembro a 22 de Outubro.

O universo das imagens está de volta ao CCB. São esperados milhares de visitantes na 49.º edição do concurso da World Press Photo, o maior e mais prestigiado certame de fotografia do mundo.

Este ano, o júri elegeu a fotografia a cores do canadiano Finbarr O`Reilly, da Agência Reuters, como a imagem do ano 2005. Nela podem ver-se os dedos de uma criança desnutrida nos lábios da sua mãe, num centro de alimentação de emergência no noroeste do Níger. Uma praga devastadora de gafanhotos e a pior seca das últimas décadas deixaram milhões de pessoas sem alimentos naquele estado africano.

Em paralelo, realiza-se pela 6.ª vez o Prémio Fotojornalismo Visão/Banco Espírito Santo, que consagra os melhores trabalhos portugueses de fotojornalismo.

Pedro Correia, do "Jornal de Notícias", venceu a edição deste ano, com uma imagem que retrata a tristeza e a comoção durante o funeral de um agente da PSP, morto na Amadora, a 20 de Março de 2005.

WORLD PRESS PHOTO EM NÚMEROS

83.044 imagens a concurso

4.448 fotógrafos de 122 países

64 fotos premiadas

292.057 visitantes desde 1995, no CCB

22.400 visitantes só no ano passado