Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

O herói do momento

Os parisienses andam loucos com Pauleta e já falam em construir uma estátua em sua homenagem.

O futebolista internacional português, Pedro Pauleta, tem sido o salvador do Paris Saint-Germain (PSG), que esta época tem acumulado muito maus resultados. “Só Pauleta joga e salva o PSG, por isso merece que lhe construam uma estátua ao lado da Torre Eiffel”, disse na quarta-feira à noite um comentador de um canal televisivo durante a transmissão de um jogo para a Taça da Liga francesa.

Pauleta, que é o capitão da equipa, tinha acabado de fazer um passe de génio para o terceiro golo da equipa, depois de já ter marcado dois golos. Na verdade, foi ele que deu a volta ao resultado na eliminatória, permitindo ao PSG vencer por três a um depois de ter estado a perder, em casa, frente ao modesto Lorient.

Ontem, quinta-feira, o matutino popular, "Le Parisien", o único diário que não está em crise em França tendo conseguido mesmo aumentar as tiragens, fazia a sua manchete com um elucidativo “Merci Pauleta”, a acompanhar uma enorme fotografia do jogador.

Sobre a ideia da estátua em Paris, um membro de uma das “claques” do clube disse: “Por tudo o que tem feito nos últimos anos pela equipa, Pauleta merece pelo menos um busto no 'hall' principal, à entrada do estádio”.

Os parisienses passaram também a gostar mais de Pauleta porque ele recusou recentemente a proposta de um contrato fabuloso com o Lyon, campeão nacional francês, preferindo – “por razões pessoais e familiares” – continuar a jogar em Paris. Pelo seu lado, Ellie Baup, ex-treinador do Bordéus, onde o açoreano jogou durante vários anos, disse sobre ele: “É um grande jogador e sobretudo um grande homem”.