Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

O estilo Ségolène

Ségolène Royal é o mais recente fenómeno da política francesa. Esta mãe de quatro filhos, que muitos apelidam «Sarkozy de saias», pode vir a ser a próxima Presidente de França.

Ségolène Royal, companheira do líder do PSF François Hollande (no Parlamento, apenas algumas cadeiras separam o casal), domina como poucos o contacto directo com as bases partidárias e com os franceses.

Apesar da escolha definitiva do candidato às presidenciais de 2007 estar agendada para o Outono, ela é a favorita, e neste fim-de-semana vai tentar conquistar a máquina eleitoral socialista junto às calmas águas do porto de La Rochelle, onde decorre a «Universidade de Verão» do PSF.

Ségolène chegou à política pela mão do falecido ex-Presidente François Mitterrand, de quem foi, aliás, conselheira no Eliseu. Apesar da sua beleza e imagem tranquila, Ségolène Royal é uma mulher com punho de ferro que assume que nem sempre é fácil ser mulher do líder, mãe e ainda ter ambições políticas. Se chegar à Presidência, será a primeira mulher em França a ocupar tal posto.

Leia este sábado na ÚNICA