Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Nova Iorque: Encontradas impressões digitais no veículo armadilhado (vídeos)

As autoridades norte-americanas recolheram impressões digitais no carro armadilhado em Times Square, anunciou a secretária norte-americana da Segurança Interna, que descreve o atentado falhado como um ato isolado. (Vídeos SIC no fim do texto)

A tentativa de atentado com um veículo armadilhado em Time Square, Nova Iorque, foi um ato isolado, afirmou hoje a secretária da Segurança Interna norte-americana, Janet Napolitano.

Segundo Napolitano, as autoridades recolheram provas, incluindo impressões digitais, na viatura.

"Não temos nenhum elemento que nos diga que se tratou de outra coisa que não um ato isolado", disse a responsável à televisão ABC.

Um veículo contendo materiais explosivos estacionado sábado numa das ruas de acesso a Times Square, no coração de Nova Iorque, foi neutralizado pelas autoridades sem fazer vítimas nem estragos, segundo anunciou o presidente da câmara da cidade, Michael Bloomberg.

Tal como Bloomberg, que falou de um trabalho "de amador" quando se referiu à forma como o engenho explosivo foi montado, Napolitano também considerou que o engenho "não parecia muito sofisticado".

As equipas policiais encontraram três garrafas de gás propano e dois 'jerrycans' com quase 40 litros de gasolina dentro do veículo, além de fios elétricos e dois despertadores a pilhas.

Janet Napolitano não se referiu a qualquer pista concreta, mas indicou que "todas serão exploradas".

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.