Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Norte-americanos em alerta vermelho

Medidas máximas de segurança foram tomadas em relação a todos os voos comerciais vindos Grã-Bretanha.

O Governo norte-americano decretou o alerta vermelho para todos os voos comerciais que cheguem da Grã-Bretanha e alerta laranja para todos os que cheguem ou partam dos Estados Unidos.

«Acreditamos que as detenções [hoje efectuadas em Londres] conseguiram eliminar significativamente a ameaça, mas não podemos ter a certeza que tenha sido totalmente afastada», declarou o secretário de Estado Michael Chertoff.

É a primeira vez que o nível de alerta vermelho, definido como «risco severo de ataques terroristas», é activado pelo sistema de segurança interna norte-americano.

Bebidas ou mesmo produtos de cosmética como gel para cabelo e loções estão a ser banidos dos voos, uma vez que os atentados que foram abortados em Londres contavam com explosivos em estado líquido.

As autoridades acreditam que dezenas (possivelmente meia centena) de pessoas estiveram envolvidas nesta conspiração terrorista. Um elemento das forças contra-terroristas norte-americanas declarou que o plano «teve a marca da al-Qaeda».

Outro responsável afirmou que os serviços secretos norte-americanos estavam há meses a investigar este plano de ataque terrorista em estreita colaboração com os seus congéneres britânicos.