Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Na China de Somerset Maugham

Baseado no romance homónimo do famoso escritor britânico, “O Véu Pintado” é um filme sobre infidelidades e revelações.

Tal como acontece em muitos dos romances de William Somerset Maugham, “O Véu Pintado” é uma história sobre ingleses a viverem noutro ponto do mundo, confrontados com uma cultura radicalmente diferente da sua, neste caso a exótica China da década de 1920.

Realizado por John Curran, o filme conta com interpretações de Edward Norton e Naomi Watts. Eles surgem como um jovem casal inglês que se mudou recentemente para a China. Walter é um sério e circunspecto médico bacteriologista. Kitty uma mulher da alta sociedade que se resolveu casar, apesar de não amar o seu marido, para fugir à sua entediante e frívola existência. No meio da fervilhante comunidade britânica de Xangai, ela vai envolver-se numa relação com o cônsul britânico.

O marido acaba por descobrir o caso e, num acto de loucura suicidária, decide oferecer-se como voluntário para uma remota localidade chinesa, afectada com uma mortal epidemia de cólera, obrigando a sua mulher a acompanhá-lo.

À medida que vão sendo confrontados com a dura realidade da belíssima localidade de Mei-tan-fu, o passando de ambos vai-se dissipando, levando-os a descobrirem sentimentos de perdão, compreensão e paixão.