Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Morreu o ator Dennis Hopper (vídeos)

Dennis Hopper, um dos protagonistas e realizador do filme "Easy Rider", não resistiu a um cancro na próstata. Tinha 74 anos. (Veja vídeos no fim do texto)

O ator norte-americano Dennis Hopper, um dos protagonistas e realizador do filme "Easy Rider" (1969), morreu hoje aos 74 anos, vítima de um cancro na próstata, anunciou o seu agente. 

Dennis Hopper, que no final de março recebeu uma estrela no Passeio da Fama, em Hollywood, participou ainda em películas como "O Amigo Americano" (1977), "Apocalypse Now" (1979), "Rumble Fish" (1983), "Veludo Azul" (1986), "Hoosiers" (1986), "Amor à Queima-Roupa" (1993) e "Speed - Perigo em Alta velocidade" (1994). 

Foi duas vezes nomeado para os Óscares, uma como melhor ator secundário pelo seu desempenho em "Hoosiers" e outra pelo argumento de "Easy Rider", cuja autoria repartiu com Peter Fonda e Terry Southern. 

Dennis Hopper contracenou com James Dean, o seu ídolo, em "Fúria de Viver" (1955) e "O Gigante" (1956). 

A película "Easy Rider", na qual contracenou com Peter Fonda, é sobre a viagem de dois motociclistas pelos Estados Unidos, entre Los Angeles e Nova Orleães. 

Os últimos meses da sua vida ficaram marcados, além da luta contra o cancro, pelo pedido de divórcio da sua atual e quinta mulher, Victoria Duffy, e pelas discussões em torno do testamento. 

O ator nasceu a 17 de maio de 1936, no Kansas. 

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.