Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Morreu o actor e dramaturgo Filipe Ferrer

Filipe Ferrer, 75 anos, morreu hoje em Lisboa. O corpo do actor e dramaturgo estará em câmara ardente a partir das 14h de amanhã, na Basílica da Estrela.

Morreu hoje em Lisboa, aos 75 anos, Filipe Ferrer, vítima de cancro. O corpo do actor e dramaturgo estará em câmara ardente a partir das 14h de amanhã, na Basílica da Estrela, onde será celebrada uma missa às 19h30. O intérprete da série 'Médicos de Família', exibida na SIC, será sepultado no Algarve, onde nasceu. O funeral sai esta quinta-feira, às 11h, da Basílica para o cemitério de Faro.

Reconhecido pelo seu profissionalismo, Filipe Ferrer participou em mais de 60 filmes, dos quais destacam-se "Camarate" e "A Bomba" (ambos de 2001). Em "Maria e as Outras", de José de Sá Caetano, o actor contracenou com Catarina Furtado.

 Mas foi em 15 séries de televisão e telenovelas – tais como "Amanhecer", "Casino Royal", "Médico de Família", "Repórter X", "Querido Lilás", "Bocage",  "Na Paz dos Anjos", "Ganância" e "O Último Beijo" – que o actor ganhou notoriedade.

Filipe Ferrer, que começou a sua carreira aos 13 anos no Colégio de Santo Tirso – onde estudou declamação e teatro –, passando depois pelo Teatro Experimental da Universidade de Coimbra, distinguiu-se pela "notabilíssima interpretação" na peça "Vidas Privadas", de Noel Coward, no Teatro Maria Matos em Lisboa.

Foi também director de vários grupos amadores de teatro e trabalhou na Companhia Nacional de Teatro, Teatro do Nosso Tempo e Casa da Comédia.

O seu currículo inclui ainda filmes publicitários e reportagens para a RTP, tendo o actor feito 14 peças de teatro para palco e para a televisão, como por exemplo "As pestanas de Greta Garbo" e "One-man-show", original do artista sobre a "história secreta" de alguns rapazes e raparigas da sua geração "nascidos em Portugal em meados dos anos 30".

Filipe Ferrer teve, ainda, uma curta carreira profissional no estrangeiro, tendo sido assistente de produção na BBC de Londres.