Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Milhares de munições nazis encontradas no fundo do Báltico

Barcaça da marinha alemã foi encontrada no fundo do Mar Báltico, a uma milha ao largo de Baltiisk, cidade do enclave russo de Kalininegrado.

As autoridades de Baltiisk, cidade no enclave russo de Kalininegrado, na costa do Mar Báltico, confirmaram hoje a descoberta de uma barcaça da Marinha alemã nazi afundada perto da praia local com cerca de dez mil munições a bordo.

"Encontra-se a uma milha da linha costeira, a uma profundidade de cerca de 17 metros. A bordo estão munições de artilharia e cartuchos em embalagens impermeáveis", precisou uma fonte da Câmara de Baltiisk à agência Ria-Novosti.

Segundo Maxim Vladimirov, do Ministério para Situações de Emergência da Rússia, os sapadores planeiam iniciar uma missão para retirar as munições no próximo dia 15 de junho, sublinhando que a operação poderá durar três anos.

O Mar Báltico foi uma das principais arenas de combate da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e no seu fundo são regularmente encontrados navios afundados que transportavam armamentos e munições dos mais diversos tipos.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.