Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Metro liga Seixal a Almada

A margem sul do Tejo tem finalmente em funcionamento o primeiro troço de metropolitano. A inauguração oficial decorreu hoje, amanhã abre ao público.

Dezasseis meses após a data inicialmente prevista, foi esta manhã inaugurado o primeiro troço do Metro Sul do Tejo, que liga Corroios, no Seixal, à Cova da Piedade, em Almada. A cerimónia contou com a presença do primeiro-ministro, José Sócrates, e do ministro das Obras Públicas, Mário Lino. A abertura para o público decorre amanhã.

Esta primeira etapa da rede do Metro Sul do Tejo custou 95 milhões de euros, o que representa cerca de 27 milhões de euros por quilómetro. A rede irá contar com três linhas – ligando Corroios, Cacilhas e o Monte da Caparica – que devem estar concluídas até ao final de 2008. O investimento total é de cerca de 268 milhões de euros.

Hoje foi inaugurada apenas parte da primeira linha do Metro Sul do Tejo, visto que problemas com o traçado atrasaram a obra no que resta do percurso, ficando a faltar abrir as últimas duas paragens.

As composições, que têm capacidade para mais de 300 pessoas, farão a ligação dos cinco quilómetros deste primeiro troço em cerca de 11 minutos, com paragens em sete estações.

O custo dos bilhetes é de 85 cêntimos, com possibilidade de circular uma hora em toda a linha, enquanto o passe mensal custará 15 euros para os utentes em geral, €11,25 para as crianças e €8,50 para os idosos.