Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Menezes vai ter oposição no Conselho Nacional

O novo líder do PSD já tem a primeira frente de oposição: uma lista para o Conselho Nacional congrega críticos da nova direcção, e deverá ser encabeçada por Castro Almeida, presidente da Câmara de São João da Madeira.

Ricardo Jorge Pinto

Castro Almeida será o primeiro rosto da oposição interna a Luís Filipe Menezes. O presidente da Câmara de São João da Madeira deverá encabeçar uma lista ao Conselho Nacional, que disputará os lugares com a lista que Menezes vai apresentar com o nome de Mota Amaral à frente.

Rui Rio chegou a ser convidado para ser o cabeça-de-lista dessa candidatura, mas o autarca do Porto acabou por declinar. Ainda assim, Rio fica como um dos nomes inspiradores desta lista, que aparece como alternativa à proposta do novo presidente do partido.

Contudo, fontes próximas de Rio, que não está presente nos trabalhos do Congresso, dizem que o presidente da Câmara do Porto não assume qualquer relação com essa lista, que envolverá nomes muito próximos do seu grupo de apoio.

A seguir ao nome de Castro Almeida, um autarca que ganhou visibilidade durante o período do nogueirismo, aparecem militantes de várias distritais, onde se destacam Porto, Braga, Santarém, Aveiro, Faro e Leiria.

A lista procura federar os nomes de vários militantes que estiveram ao lado de Marques Mendes nas directas, mas também integrará figuras que estiveram ausentes da disputa eleitoral.