Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Menezes reúne-se hoje com Santana

Luís Filipe Menezes reúne-se esta terça-feira com Pedro Santana Lopes. Sobre a mesa vai estar a cada vez mais provável candidatura de Santana ao Grupo Parlamentar.

Luís Filipe Menezes encontra-se esta terça-feira com Pedro Santana Lopes para falarem sobre a cada vez mais provável candidatura de Santana a líder parlamentar.

Fontes próximas do novo líder do PSD dão como quase certo um acordo entre ambos, apesar das reticências que alguns menezistas ainda colocam à escolha do ex-primeiro-ministro para um lugar que ameaça ofuscar o líder do partido.

"Eles só têm a ganhar em estar juntos", afirmou ao Expresso um dos mais próximos conselheiros de Menezes, convicto de que do encontro sairá "fumo branco". Ontem de manhã na TSF, Santana continuava a dizer que não é candidato, mas não afastou estar disponível e deixou perceber que apenas aguarda luz verde do líder do partido para avançar com uma candidatura que deverá reunir o apoio da maioria dos deputados. É bom não esquecer que este é um grupo parlamentar escolhido pelo próprio Santana Lopes, no tempo em que liderou o PSD.

Menezes tem sido muito cauteloso nesta matéria e aceitou ter sobre a mesa outros nomes para a presidência da bancada, a começar pelo de Mota Amaral (Ângelo Correia, mandatário de Menezes, foi muito claro na entrevista que deu ao Expresso este fim-de-semana, quando mostrou preferir o nome de Mota Amaral ao de Santana Lopes) -, mas a reunião de hoje poderá ser decisiva para Santana avançar.

Ao almoço, Luís Filipe Menezes vai reunir-se, em Coimbra, com os presidentes de câmara do PSD representados na direcção da Associação Nacional de Municípios. O objectivo é comemorar a vitória autárquica de há dois anos, uma vitória que - ironia das ironias - foi, até há pouco tempo, uma das bandeiras mais esgrimidas por Marques Mendes a favor da sua liderança.