Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

"Melhor Bolo de Chocolate do Mundo" chega a Nova Iorque

Nove anos depois da abertura da primeira loja "O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo" em Lisboa, os nova-iorquinos podem a partir de hoje provar o doce, que vai "puxar por Portugal" nos Estados Unidos.

"O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo", cuja primeira loja abriu há nove anos em Lisboa, chega agora a Nova Iorque.

"Há sempre um Galo de Barcelos em todas as lojas, destes mais modernos", afirma o empresário Carlos Braz Lopes, que esperava na quinta feira a chegada da peça de artesanato, encomendada em Lisboa, para a inauguração. 

Além do Galo, as lojas vão vender outras iguarias portuguesas como sandes de queijo da serra com marmelada e refrigerantes. 

"O negócio começou em Portugal, estamos constantemente a lembrar isso. Sempre que saio do país procuro puxar um bocadinho por Portugal", afirma. A cadeia já está presente em Madrid e também no Brasil, onde Lopes se desloca com frequência. 

Os planos para os Estados Unidos são ambiciosos: depois da loja em Manhattan segue-se, até agosto, uma do outro lado do rio East, em Dumbo (Brooklyn), onde vai funcionar a fábrica. 

Bolo português estrela do New York Times

Em Washington já está a ser procurado um espaço para instalar loja e fábrica, até final do ano. A abertura em Nova Iorque resultou de um "desafio", há 8 meses, feito por um português residente na cidade norte-americana que aquando das idas a Lisboa frequentava a loja de Campo de Ourique, Adriano Lucas, que é sócio do empreendimento. 

"Fiquei excitadíssimo. Eu nunca escolho nada, as pessoas é que vêm ter comigo para abrir em sítios diferentes", afirma. E depois de uma menção à abertura, acompanhada de foto, no New York Times, as solicitações não têm parado de chegar, com telefonemas e visitas.

"O artigo foi a melhor coisa que podia ter acontecido. Houve gente a telefonar para enviarmos o bolo por avião (...) Hoje veio uma senhora do Connecticut (norte) que leu, queria provar o bolo", afirma. "Estou à espera que um milionário venha ter comigo para fazermos lojas em mais sítios", ironiza Carlos Braz Lopes.  

"The Best Chocolate Cake in the World" chega à cidade com preços que variam entre os 55 dólares por um bolo grande e 6,5 dólares por fatia. 

O bolo será servido na sua forma tradicional, com 55 por cento de cacau, e numa versão com 70% de cacau. A referência no "Times" sublinha a invulgaridade do bolo de Carlos Braz Lopes, com um recheio tipo mousse, em relação ao que os consumidores habitualmente encontram nas pastelarias da cidade. 

E também em Nova Iorque o nome acaba por surpreender e provocar quem passa. "É um produto que cria muitas vezes o mesmo tipo de reações, de que eu sou pretensioso e que não é o melhor bolo do mundo. É absolutamente fantástico porque há pessoas que param só por causa do nome".

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.