Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Máscaras de deuses e demónios

Uma abadia na Bretanha expõe, até Janeiro, 440 magníficas máscaras asiáticas que irão integrar o futuro museu da Fundação Oriente.

A exposição “Rostos dos Deuses, Rostos dos Homens” pode ser vista até 7 de Janeiro de 2007 no Centro Cultural da Abadia de Daoulas, na Bretanha, e integra 440 máscaras asiáticas. Muitas delas encontraram aqui, neste refúgio do século XII, a primeira oportunidade de se mostrarem ao mundo.

Pertencentes à colecção Kwok On – que chegou a ter museu próprio em Paris –, foram doadas em Hong Kong ao sinólogo francês Jacques Pimpaneau, que em 1999 as legou por seu turno à Fundação Oriente.

As mais de 13 mil peças da colecção, que inclui também marionetas estampadas e sombras chinesas, transitaram para Portugal sob a condição de virem a ocupar um lugar no futuro museu da Fundação, que finalmente abrirá as portas no Outono de 2007.

Logo no início da exposição, Vishnu, o deus hindu da preservação, começa um ciclo perpétuo. Os mesmos textos épicos – o “Ramayana” e o “Mahabharata” – vão ser narrados até à exaustão, sob tantas perspectivas como locais onde o seu conteúdo lançou raízes.

Leia sábado no Actual