Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Magalhães de volta em Setembro

A ministra da Educação, Isabel Alçada, garantiu hoje que os computadores Magalhães serão distribuídos no próximo ano lectivo aos alunos do 1.º e 2.º anos do ensino básico.

Os computadores Magalhães vão ser distribuídos a todos os alunos do 1.º e do 2.º anos de escolaridade no início do próximo ano letivo, garantiu hoje a ministra da Educação, Isabel Alçada, durante uma vista à Emergência Infantil do Refúgio Aboim Ascensão, em Faro.

"Vamos eventualmente distribuir ainda alguns computadores Magalhães neste ano letivo, mas certamente no princípio do próximo ano letivo todos os meninos do 1.º e 2.º ano de escolaridade vão ter o seu Magalhães", garantiu hoje Isabel Alçada.

A ministra admitiu que o processo de entrega dos computadores Magalhães se atrasou por causa dos concursos públicos exigirem "uma tramitação bastante morosa".

Doze anos de escolaridade são para continuar

Isabel Alçada acrescentou que as medidas de austeridade que estão a ser aplicadas pelo Governo vão obrigar a uma gestão que corresponda "a necessidades, sem supérfluo, mas sempre na ideia de que educar é uma prioridade nacional", e garantiu que a implementação dos 12 anos de escolaridade obrigatória não vai ser afetada.

"Nós vamos continuar com a implementação dos 12 anos de escolaridade para todos com a diversificação do ensino secundário, com as vias profissionais, tudo isso exige investimento e o Governo já anunciou que isso é uma linha que vai manter", asseverou a ministra.

Isabel Alçada acrescentou que é objetivo integrar mais o trabalho para que as equipas de docentes trabalhem com equipas de discentes e que possam acompanhar os alunos desde o primeiro ciclo até ao secundário com um trabalho efetivo.