Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Jovens portugueses jogam «para passar o tempo»

Num questionário feito a cerca de 500 jovens a maioria revelou jogar diariamente, em média uma a duas horas.  A Playstation é eleita a consola preferida.

Os portugueses jogam videojogos para «descontrair» ou para «passar o tempo». A conclusão é tirada de um estudo feito pelo portal NETJOVENS.PT para o EXPRESSO, onde mais de 500 jovens revelaram alguns pormenores sobre a paixão pelas consolas.

O estudo contou com a participação 269 raparigas e 268 rapazes, com idades compreendidas entre os 12 e os 30 anos. Durante uma semana reponderam a um questionário «on-line», onde deram a sua opinião sobre o uso de videojogos.

Da amostra total de 537 jovens, mais de 400 assumiram ser utilizadores deste tipo de jogos. Embora a Playstation seja o modelo de eleição, a grande maioria costuma jogar no PC. Quanto aos jogos, os preferidos são os de estratégia, condução e futebol.

Cerca de 70% dos inquiridos afirma jogar «ocasionalmente» ou «diariamente», em média entre uma a duas horas. Mais de metade revelam que «jogam sozinhos» e «sem hora habitual» para o fazer.

Para a esmagadora maioria dos jovens, o tempo que passam agarrados aos videojogos «não interfere com a sua rotina diária», embora 41,2% admitam já ter tido discussões com familiares por este motivo. No entanto, ressalvam ser uma situação rara.

Os preços dos jogos e das consolas são a grande queixa dos inquiridos, que as consideram demasiado caras. No entanto, 27,4% destes jovens acham que o preço elevado vai ao encontro das potencialidades dos actuais modelos. Mesmo assim, mais de metade, assume já ter tido mais do que uma consola e 31,7% admitem comprar as novidades consoante as mais-valias.