Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Jornada de todas as decisões

Na penúltima jornada da fase de grupos jogam-se todas as decisões. FC Porto e Benfica são os primeiros portugueses a entrar em campo.

Começa hoje a quinta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Nos próximos dois dias, todas (ou quase todas) as decisões ficarão tomadas. Recorde-se que, à entrada para esta ronda, estão já apuradas seis equipas, a saber: Lyon, Real Madrid, Liverpool, PSV, Valência e Bayern Munique.

As três equipas portuguesas mantêm em aberto as hipóteses de qualificação. Benfica e FC Porto entram hoje em campo, com embates decisivos com FC Copenhaga e CSKA Moscovo. Ambas as equipas sabem que uma vitória (ainda) não garante o apuramento, mas que uma derrota compromete bastante as contas.

Não perder

O FC Porto será o primeiro a entrar em acção, às 17h30. Com o terceiro lugar do grupo (e consequente apuramento para a Taça UEFA) já garantido, o campeão nacional procura em Moscovo um resultado que lhe permita continuar a sonhar com o apuramento.

Para os dragões, uma vitória ou um empate serão resultados animadores, que permitiriam ao FC Porto manter-se dependente de si próprio nas contas finais. Uma derrota não implicaria o afastamento, mas obrigaria os azuis-e-brancos a vencer o Arsenal, na última jornada, por três ou mais golos.

Para o embate frente aos moscovitas, Jesualdo Ferreira voltou a chamar Fucile e Paulo Assunção, que devem regressar ao onze. De resto, a equipa inicial deverá ser a mesma que alinhou em Hamburgo, na última jornada da Champions.

Benfica obrigado a vencer

O Benfica entra em campo às 19h45, recebendo os dinamarqueses do FC Copenhaga. Para os encarnados, a vitória é o resultado que interessa, pois é o único que mantém a equipa de Fernando Santos dependente de si própria nas contas da qualificação.

Depois da derrota em Braga, o Benfica vai tentar voltar às vitórias, para fazer "as pazes" com os seus adeptos.

Na equipa encarnada, Léo deverá regressar à titularidade, relegando Miguelito para o banco de suplentes. Luisão mantém-se indisponível, obrigando Fernando Santos a manter a aposta na dupla Ricardo Rocha/Anderson. No meio-campo reside a principal dúvida do engenheiro: Karagounis ou Nuno Assis?

Olhos em Londres e Glasgow

Nos restantes jogos, os principais destaques vão, logicamente, para o Arsenal – Hamburgo e para o Celtic – Manchester United. Os «gunners» partem como favoritos para o embate frente ao Hamburgo, que ainda não somou qualquer ponto no Grupo G.

Em Glasgow, o Benfica terá muitas das suas esperanças depositadas: caso os escoceses vençam o Manchester United, o Benfica só poderá passar caso vença os dois jogos. E o último é em… Old Trafford.

JOGOS DE QUARTA-FEIRA

. GRUPO E

Real Madrid – Lyon

Steaua Bucareste – Dinamo Kiev

. GRUPO F

BENFICA – FC Copenhaga

Celtic – Manchester United

. GRUPO G

CSKA Moscovo – FC PORTO

Arsenal – Hamburgo

. GRUPO H

AEK – AC Milan

Lille – Anderlecht