Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Jogadores portugueses em acção pela Europa fora

Em mais um fim-de-semana de campeonato por toda a Europa os portugueses voltaram a estar em destaque. Sérgio Conceição deu a vitória ao Standard de Liège, Deco fez assistência e Maniche estreou-se.

Mais um fim-se-semana de futebol por toda a Europa, com muitos portugueses em acção. Em Inglaterra Pedro Mendes (Portsmouth) voltou a ser titular, cumprindo os 90 minutos e ajudando a sua equipa a vencer por 1-0 no terreno do Charlton. O clube «Pompey» é líder da Premier League, cumpridas cinco jornadas.

No domingo foi a vez dos principais candidatos ao título inglês se defrontarem entre si, com o Chelsea a vencer o Liverpool por 1-0 e com o Manchester United a ser batido em casa pelo Arsenal pelo mesmo resultado. Com a vitória sobre o Liverpool, o Chelsea já está a apenas um ponto da liderança, tendo alcançado o Manchester no segundo posto. José Mourinho apostou em Ricardo Carvalho para o onze inicial e o central português cumpriu com uma exibição ao seu nível, bastante seguro no centro da defesa. Paulo Ferreira voltou a ser suplente mas entrou a 20 minutos do final, para o lugar do holandês Boulahrouz.

Cristiano Ronaldo teve uma tarde inglória em Old Trafford na primeira derrota do United na Liga, e logo frente ao Arsenal. O extremo português foi o melhor elemento dos «red devils» durante os 90 minutos, mas acabou por estar ligado ao golo dos londrinos, com uma perda de bola algo infantil no seu meio-campo que permitiu um contra-ataque rápido aos «gunners» do qual resultou o golo da vitória, apontado por Adebayor.

Luís Boa Morte foi o azarado da semana. O capitão do Fulham voltou a ser titular mas lesionou-se com alguma gravidade aos 77 minutos, após choque com um colega seu, estando em dúvida, inclusivamente, para os próximos compromissos da Selecção Nacional.

Tiago e Sérgio Conceição marcam, Deco e Figo assistem

Em França, Tiago voltou a estar em destaque em mais uma vitória do Lyon. O pentacampeão francês venceu no terreno do Lorient por 3-1, e o médio luso apontou o primeiro tento da equipa, à passagem do minuto seis. O PSG, de Pauleta, venceu no terreno do Mónaco por 2-1, conseguindo a primeira vitória na liga. O «açor» foi titular, mas desta vez ficou em branco. Sérgio Conceição esteve também em destaque, marcando o golo da vitória (2-1) do Standard Liège, aos 90 minutos. Nos «rouges», orientados por Michel Preud’homme, Areias também foi titular e Nuno Coelho entrou a quatro minutos do final. Rogério Matias não foi opção, enquanto Ricardo Sá Pinto ficou de fora a cumprir castigo.

Já em Espanha o Barcelona e o Valência continuam imparáveis. O barça venceu em Santander por 3-0, com o luso-brasileiro a fazer a assistência para Samuel Eto’o fazer o primeiro golo «culé». Miguel também foi titular na vitória do Valência no Getafe por 2-0, cumprindo os 90 minutos em bom plano. No Atlético Madrid, Costinha foi titular novamente, cumprindo os 90 minutos, enquanto Maniche entrou aos 61 minutos, fazendo a sua estreia na Liga espanhola. Zé Castro não saiu do banco de suplentes.

Na ressaca da derrota em Alvalade, o Inter de Milão voltou a desiludir, cedendo um empate (1-1) em casa, diante da Sampdoria. Luís Figo ficou foi suplente, mas entrou aos 59 minutos, a tempo de apontar o canto do qual resultaria o golo do empate dos «nerazzurri», apontado por Bonanni, na própria baliza.

OS OUTROS PORTUGUESES EM ACÇÃO

Duda (Sevilha-Betis, 3-2)- entrou aos 55 minutos e dinamizou o ataque da equipa da casa.

Hugo Almeida (Werder Bremen-Estugarda, 2-3)- regressou à titularidade, cumprindo os 90 minutos, Não conseguiu marcar.

Zé António (Aachen-M’Gladbach, 4-2)- Cumpriu 90 minutos no centro da defesa, falhando no lance do segundo golo do Aachen.

Sérgio Pinto (Aachen-M’Gladbach, 4-2)- 90 minutos em campo na vitória do Aachen. Viu um cartão amarelo.

Também jogaram: João Paiva, Ricardo Fernandes, Hélio Pinto, Pele, Nelson Veiga, Ricardo Esteves, Vez Té, Nuno Valente, Pedro Moutinho, Edgar, Paulo Costa, Filipe da Costa, Daniel Fernandes, Andrade, Luís Vouzela, Tiago, Manuel José, Pedro Oliveira, Semedo, Cadú, Carlos, Nunes, Fábio Felício, Makukula, Zé Tó, Ednilson, Cícero, Zé Nando, Paulo Adriano, Miguel Fidalgo e Silvino Soares.