Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Jeremy Irons e Patrick Vieira em campanha contra fome

FAO lançou na Net uma campanha contra a fome. Actor Jeremy Irons e futebolista Patrick Vieira dão a cara pela causa. (Veja no final do texto vídeo colocado no YouTube)

Maria Luiza Rolim (www.expresso.pt)

Cerca de mil milhões de pessoas não têm o que comer. Dessas, 642 milhões vivem na Ásia e Pacífico, 265 milhões na África subsariana, 53 na América Latina e Caribe, 42 milhões no Oriente Próximo e Norte de África e 15 milhões em países desenvolvidos. Para a erradicação da fome no mundo, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação  lançou ontem uma petição na Internet apelando a todos que protestem contra essa situação "intolerável".

A FAO utiliza imagens chocantes para mostrar "a cara mais amarga da fome" e espera que a petição seja difundida através de redes sociais como o Facebook, Twiter e YouTube. A iniciativa visa chamar a atenção dos governantes para que elejam a erradicação da fome a principal prioridade.

Um comunicado da FAO revela que se as iniciativas para erradicar a fome continuarem no ritmo actual, não se cumprirá o Objectivo de Desenvolvimento do Milénio de reduzir para metade a percentagem de pessoas famintas em 2015.

Actores e futebolistas unidos 

A petição faz parte da campanha "Mil Milhões de Famintos", que tem como símbolo um apito amarelo, instrumento para chamar a atenção para o flagelo. 

A dar a cara pela iniciativa estão artistas e desportistas famosos como o campeão olímpico norte-americano Carl Lewis, os futebolistas franco-senegalês Patrick Vieira e o espanhol Raúl González, Anggun, Dee Dee Bridgwater, Dione Warwick, Fanny Lu, Mory Kanté Noa e o pianista cubano Chucho Valdés.

O projecto da FAO conta com o apoio de diversas organizações da sociedade civil.  A Associação Europeia de Ligas de Futebol Profissional vão apresentar um vídeo no qual os futebolistas manifestam o seu descontentamento por tantas pessoas não terem direito à alimentação.

Raiva de Jeremy Irons

O principal elemento promocional da campanha é um vídeo com Jeremy Irons, no qual o actor britânico intepreta um papel inspirado na famosa cena do filme "Network"(1976), cujo protagonista, Peter Finch - distinguido com um Óscar por esse trabalho - é um pivô de telejornal irritado com a situação do mundo e que afirma estar "louco de raiva".

Ontem, um pouco por todo o mundo, organizaram-se eventos para apoiar o lançamento da campanha "Mil Milhões de Famintos", como em Paris, onde estudantes e membros de ONG reuniram-se junto à Torre Eiffel com t-shirts vermelhas e fazendo soar os apitos.

De acordo com a FAO, a produção agrícola mundial precisa aumentar 70% para alimentar a população mundial (9000 milhões de pessoas) em 2050.