Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Israel ataca Faixa de Gaza e causa oito feridos

Aviões israelitas disparam ontem mísseis contra vários alvos na Faixa de Gaza.

Aviões israelitas disparam mísseis na noite de sexta feira contra vários alvos na Faixa de Gaza, ferindo oito pessoas, como retaliação a um disparo de rocket dos palestinainos contra a cidade de Ashkelon, no Sul de Israel.

Os aviões dispararam pelo menos quatro mísseis contra um edifício utilizado pelas forças de segurança do movimento islamita Hamas, que controla a Faixa de Gaza, ferindo oito pessoas, algumas das quais gravemente, disse o responsável pelos serviços de urgência de Gaza, Muawiya Hassanein.

Os aparelhos também dispararam contra os túneis através dos quais se faz contrabando na fronteira com o Egipto, sem fazer vítimas.

Exército não comenta

O exército israelita não fez comentários sobre o ataque. Um rocket disparado na sexta feira, da Faixa de Gaza, atingiu Ashkelon, provocando estragos materiais, mas não fez vítimas, segundo fontes militares.

O projétil explodiu num bairro desta cidade de 125 mil habitantes, situada a 13 quilómetros da Faixa de Gaza, destruindo viaturas e partindo vidros.

Israel lançou, entre 27 de dezembro de 2008 e 18 de janeiro de 2009, uma ofensiva contra a Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas, para acabar com o lançamento diário destes rockets.

O número destes disparos baixou consideravelmente depois desta ofensiva, que fez mais de 1400 mortos palestinianos. O exército israelita diz que desde o início do ano o Sul israelita foi atingido por uma centena de rockets e obuses de morteiro.