Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Irão aceita acordo turco sobre o nuclear

Irão, Turquia e Brasil chegaram a acordo para resolver o impasse do programa nuclear iraniano.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros do Irão, Turquia e Brasil chegaram a acordo sobre uma troca de urânio entre as autoridades iranianas e a comunidade internacional, noticiou a agência turca Anatolie, citando fontes diplomáticas turcas.

O chefe da diplomacia turca, Ahmet Davutoglu e os seus homólogos iraniano e brasileiro - Manuchehr Mottaki e Celso Amorim - chegaram a acordo sobre uma fórmula comum para a troca de urânio no domingo à noite, após 18 horas de negociações em Teerão, referiram as mesmas fontes.

O texto elaborado no encontro ministerial será apresentado ao primeiro ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, e aos Presidentes do Irão e do Brasil, Mahmud Ahmadinejad e Luiz Inácio Lula da Silva, reunidos em Teerão, adiantou a agência noticiosa.

Os três dirigentes deverão apresentar hoje de manhã uma versão final e detalhada do plano, noticiou a Anatolie.

Erdogan chegou no domingo à noite a Teerão para participar numa cimeira tripartida com os Presidentes iraniano e brasileiro sobre a questão nuclear iraniana.

O Presidente Lula da Silva declarou-se "otimista" no domingo quanto ao fim da crise nuclear iraniana, após os primeiros contactos em Teerão.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.