Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Internet vai liderar investimentos publicitários

Em apenas quatro anos prevê-se que o marketing digital passe a liderar o mercado da publicidade nos Estados-Unidos.

Em 2007 os norte-americanos vão passar mais tempo a navegar na internet do que a ler jornais, ver televisão ou ouvir música. Até 2011, calcula-se que a web passe a ser o espaço com maior investimento publicitário nos Estados-Unidos.

As conclusões fazem parte de um estudo do grupo Veronis Suhler Stevenson (VSS), tornado ontem público. Segundo os autores da pesquisa, os anunciantes estão a apostar cada vez mais no marketing digital. Tudo porque os consumidores se estão a transformar em ávidos adeptos do mundo virtual.

De acordo com o estudo, em 2006 as duas áreas com maiores receitas publicitárias foram os jornais e as televisões, com investimentos na ordem dos 55,7 e 48,7 biliões de dólares, respectivamente. No entanto, nos próximos quatro anos a VSS prevê que a web passe a ser o meio de comunicação com o maior investimento publicitário, estimando que em 2011 possa chegar aos 63 biliões de dólares.

Pela primeira vez em dez anos, o tempo de consumo de órgãos de comunicação caiu 0,5%, em 2006. Segundo a VSS, esta queda deve-se à rapidez com a internet pode ser consumida. Por exemplo, na televisão os espectadores dedicam em média 30 minutos para assistir a um programa. Já na web, o consumo de vídeos tem um tempo médio de 5 a 7 minutos por utilizador.