Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Internet é ponto de encontro entre escritores e leitores

O site "Meet the Author" disponibiliza vídeos onde os autores falam sobre os seus livros. Entre os mais de 1200 vídeos que já estão online, Paulo Coelho é o segundo escritor mais procurado pelos internautas.

Quantas vezes já ficou com a dúvida sobre se deveria comprar ou não um livro e lhe passou pela cabeça que ouvir uma explicação do autor sobre a história ajudava a decidir? Agora já é possível, com o site "Meet the Author" ("Conheça o Autor"), um género de YouTube literário, onde os escritores se encontram virtualmente com os leitores para explicar em vídeo tudo sobre os seus livros.

O site está disponível em inglês e espanhol e já tem ao dispor dos internautas cerca de 1300 vídeos com autores de livros, cujos temas vão desde as viagens, o romance e até mesmo o desporto. "Alguns são best-sellers, outros são autores recentes, mas todos contam pelas suas próprias palavras o conteúdo das suas obras", explicam os criadores do site.

No topo dos autores mais visitados está Anthony Wild com o título "Café: uma história negra", seguido de um nome bem conhecido dos portugueses: Paulo Coelho. O autor brasileiro fala sobre a sua experiência enquanto escritor e explica em que se baseia o livro "Zhair". "Cada livro que escrevo é um género de fotografia de mim mesmo", conta Paulo Coelho, explicando que "Zhair" é a "palavra islâmica que significa obsessão", e que a história fala sobre "seguirmos regras que não compreendemos mas continuamos a segui-las, acabando obcecados por elas".

Até agora não há autores portugueses no "Meet the Author", mas o site está aberto a escritores de todas as nacionalidades. Os autores já podem enviar os seus próprios vídeos para o site, estando o custo de publicação a rondar os 600 euros. Muitos dos livros também já podem ser comprados online.