Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Internautas escolhem os melhores vídeos de 2006

O «site» de partilha de vídeos nomeou os melhores trabalhos criados em 2006, para sete categorias diferentes. A votação está aberta aos internautas e os vencedores serão divulgados no domingo.

E se um vídeo do YouTube fosse premiado com um Óscar? A ideia não passou ao lado dos criadores do «site» de partilha de vídeos, que anunciaram ontem a primeira edição dos “YouTube Video Awards”.

O prémio vai ser atribuído a trabalhos de sete categorias, definidas após a observação dos diversos estilos de vídeos publicados em 2006: o mais criativo, o mais inspirador, a melhor série, a melhor comédia, o musical do ano, o melhor comentário e o vídeo “mais adorável de todos”. Para cada categoria foram nomeados dez vídeos, escolhidos pelos criadores do «site».

"Queremos divulgar os vídeos mais populares do 'site' e permitir aos utilizadores escolher aqueles que são merecedores de um reconhecimento adicional", afirmou ontem Jamir Byrne, responsável pelo marketing do YouTube. "Observámos os conteúdos com maior popularidade no ano passado e continuamos a observar grandes desenvolvimentos nos conteúdos de vídeos 'on-line'".

Os vídeos da saga "Lonelygirl15", uma adolescente solitária que afinal era uma actriz com uma equipa de produtores, poderão vir a ser uma das escolhas dos internautas. A votação abriu ontem na página do YouTube e está disponível até sexta-feira, dia 23. Os vídeos vencedores vão ser anunciados no domingo, dia 25. Os seus autores vão receber um troféu, que ainda não foi revelado.

Quanto à possibilidade de uma edição anual dos “YouTube Video Awards”, Jamie Byrne explica que tudo depende da aceitação dos internautas: “Queremos primeiro ver como a comunidade responde a esta iniciativa. No entanto, podemos também pensar neste prémio como um evento que pode crescer, tal como nós crescemos no último ano.”