Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Imagens de choque do Iraque

É um "documentário ficcional", de Brian de Palma, que procura denunciar o que passa ao lado da cobertura dos media sobre o Iraque.

Aclamado no Festival de Veneza com o Leão de Prata para Melhor Realizador, "Censurado" é o filme em que Brian de Palma procura expor a chocante situação existente no Iraque, que passa ao lado das notícias veiculadas pelos media.

Apresentado como um "documentário ficcional", "Censurado" é inspirado em diversos acontecimentos que tiveram lugar no Iraque. A acção é centrada num grupo de soldados norte-americanos colocados num posto de controle.

Misturando diversos tipos de registos, desde vídeos do quotidiano supostamente gravados pelos próprios soldados, a imagens de câmaras de vigilância e de um documentário, o filme procura aproximarmo-nos da situação existente no local.

É um filme de baixo orçamento filmado em vídeo digital em apenas 18 dias. Um retrato cru, da frieza e falta de empatia que marca as relações entre os soldados americanos, as populações iraquianas e os media.