Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

IKEA constroi três fábricas em Paços de Ferreira

O ministro da Economia Manuel Pinho preside amanhã à assinatura do contrato de compra e venda dos terrenos para implantação das primeiras unidades industriais da IKEA em Portugal. Serão criados 550 postos de trabalho directos.

A empresa sueca IKEA vai investir 135 milhões de euros na construção de três fábricas em Paços de Ferreira. Este é o primeiro investimento industrial da empresa em Portugal, que já tem uma loja em Alfragide e outra prestes a inaugurar em Matosinhos.

As novas unidades de Paços de Ferreira vão criar 550 postos de trabalho directos e 1.000 de forma indirecta. Fontes governamentais garantem que a empresa sueca poderá estar já a equacionar outros investimentos industriais em território nacional. A IKEA não confirma a informação, mas o Expresso soube que no mesmo concelho onde agora se prepara para investir, a empresa terá já adquirido mais terrenos industriais.

A produção das futuras unidades de Paços de Ferreira será quase toda para exportação (90%), sobretudo para a Europa e Estados Unidos.

Leia mais na edição do Expresso na banca