Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Grécia: Confrontos em Atenas e Salónica

Jovens manifestantes envolveram-se hoje em confrontos com as forças de segurança à margem do desfile sindical do 1.º de Maio.

Jovens manifestantes envolveram-se hoje em Atenas em confrontos com as forças de segurança à margem do desfile sindical do 1.º de Maio, tendo ocorrido também incidentes em Salónica.

Na capital grega, os confrontos ocorreram quando algumas dezenas de jovens, alguns armados com bastões, se lançaram sobre o cordão das forças anti-motim colocado em frente do Ministério das Finanças, no momento em que passava o desfile sindical do Dia do Trabalhador, segundo jornalistas no local.

A polícia respondeu lançando granadas de gás lacrimogéneo e os jovens acabaram por dispersar.

Num outro incidente, as forças de segurança que enquadram cerca de 500 anarquistas que seguem no final do desfile dispararam gás lacrimogéneo quando um grupo se destacou dos restantes e se aproximou de um hotel de luxo na praça Syntagma, no centro da capital.

Em Salónica, a grande metrópole do norte da Grécia, a polícia também lançou gás lacrimogéneo para dispersar cerca de 250 pessoas que se afastaram do desfile para partir montras de lojas, caixas Multibanco e automóveis, segundo fonte policial.

Os dois desfiles de Salónica, um organizado pela Frente Sindical Comunista e o outro pelas duas grandes centrais sindicais nacionais, GSEE e Adedy, juntaram cerca de 5000 pessoas.

Em Atenas, os manifestantes são dezenas de milhares.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.