Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Google homenageia Amália Rodrigues (vídeo)

Amália Rodrigues nasceu a 23 de julho de 1920.  Para assinalar o seu nascimento o Google lançou hoje um doodle com a imagem da fadista e uma guitarra portuguesa. (veja os vídeos no final do texto)

Maria Luiza Rolim (www.expresso.pt)

Há 91 anos nascia em Lisboa a menina que se tornaria uma das mais aclamadas vozes do séc.XX. Amália Rodrigues nasceu a 23 de julho de 1920. O Google presta hoje tributo à grande fadista e atriz portuguesa com um doodle

Como muitos doodle anteriores do Google, também há uma surpresa. Ao clicarmos sobre a imagem de Amália (desenho onde aparece tendo uma guitarra como pano de fundo) o doodle remete para os resultados de uma elaborada pesquisa sobre a fadista, incluindo dados biográficos, imagens e vídeos colocados no YouTube.

Amália nasceu na rua Martim Vaz, na freguesia da Pena, próximo da Mouraria, em Lisboa. Os pais eram da Beira Baixa, e  foi a quinta de nove filhos. A data que consta do registo é 23 de julho, mas Amália preferia dizer ter nascido a 1 desse mês. Talvez tenha sido mesmo assim. Muitos portugueses da sua geração celebram dois aniversários. Ou seja, o dia em que nasceram de fato, e o dia em que foram registados.

 

Veja vídeo SIC: