Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Golpe de Estado consumado na Tailândia

Golpe militar derrubou o primeiro-ministro, Thaksin Shinawatra. Líder dos golpistas foi nomeado para formar o Governo interino.

O general Sonthi Boonyaratkalin, autor do golpe que ontem derrubou o governo do primeiro-ministro tailandês, Thaksin Shinawatra, foi encarregue pelo rei Bhumibol Aulayadej de formar o Governo interino.

Numa conferência de imprensa, realizada hoje em Banguecoque, o novo homem forte da Tailândia negou que os militares tivessem a intenção de tomar o poder e prometeu organizar eleições democráticas no prazo de um ano.

Sonthi disse ainda que os militares estão a analisar os perfis de várias personalidades civis susceptíveis de formar um novo governo, que deverá entrar em funções dentro de duas semanas.

"Temos duas semanas. Dentro de duas semanas queremos retirar-nos", afirmou o general, adiantando que será nomeada uma nova assembleia encarregue de elaborar um projecto de constituição.

Quanto a Tashkin, que se encontrava em Nova Iorque para assistir à Assembleia Geral da ONU, Sonthi disse que estava livre de regressar à Tailândia, embora possa ser julgado por corrupção.  

O ex-primeiro-ministro já se encontra em Londres mas ainda não se sabe se solicitará asilo político.