Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Gays já podem casar em Nova Iorque

O governador do estado de Nova Iorque, David Patterson, anunciou que vai reconhecer os casamentos entre homossexuais celebrados noutros estados e países.

Nova Iorque vai reconhecer os casamentos entre homossexuais realizados nos estados da Califórnia e do Massachusetts, bem como no Canadá e noutros países.

David Paterson, governador do estado de Nova Iorque, deu instruções a todas as repartições públicas para que alterem as normas que até aqui só reconheciam as uniões heterossexuais.

O governador sublinhou que os serviços que não reconhecerem os casamentos entre pessoas do mesmo sexo estarão a violar a legislação nova-iorquina, que defende os Direitos Humanos.

Esta decisão surge depois de uma ordem judicial de Fevereiro, segundo a qual as uniões homossexuais legalizadas noutras jurisdições devem ser reconhecidas em Nova Iorque.

Bodas gay na Califórnia

Já na Califórnia, os gays e lésbicas que estiverem interessados em casar poderão fazê-lo a partir do próximo dia 17. Das novas certidões de casamento constam 'parte A' e 'parte B', ao invés dos tradicionais 'homem' e 'mulher'.

Recorde-se que os casamentos homossexuais foram legalizados na Califórnia por decisão do Supremo Tribunal, após mais de quatro anos de batalha judicial entre defensores e opositores da causa.

Dezenas de milhares de casais gays beneficiaram desta legalização na Califórnia, o Estado mais povoado dos EUA, com 37 milhões de habitantes.

Uma sondagem do Instituto Field, divulgada ontem na Califórnia, aponta que 52% da população é a favor das uniões gay que 41% está contra.

A recente legalização dos casamentos homossexuais na Califórnia vai causar no próximo mês uma corrida ao registo civil.

Um dos primeiros gays célebres a anunciar que vai legalizar a união de facto com o namorado foi o actor George Takei. O intérprete da personagem 'Hikaru Sulu' na série televisiva 'A Caminho das Estrelas' revelou que vai casar com Brad Altman, com quem vive há mais de 20 anos.

Takei, que participa actualmente da série 'Heroes', declarou a sua homossexualidade em 2005, num protesto contra o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, que tentou impedir a legalização dos casamentos homossexuais.

Por sua vez, Ellen DeGeneres, actriz e apresentadora de televisão, anunciou no seu programa televisivo o casamento com Portia de Rossi, actriz da série 'Ally McBeal', com quem mantém um relacionamento há dois anos.

DeGeneres - que recentemente derrotou a também apresentadora de televisão Oprah Winfrey num ranking de popularidade - ficou conhecida em 1997, através da série 'Ellen', onde interpretou a primeira personagem gay no horário nobre da televisão americana. Pouco tempo depois assumiu o namoro com a actriz Anne Heche. O relacionamento acabou três anos depois.