Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Furacão Gordon desviou para Sul

Afinal o furacão Gordon desviou a rota. As previsões meteorológicas apontam para uma gradual melhoria do tempo nas próximas horas.

As consequências do furacão Gordon, na sua passagem pelo arquipélago dos Açores apenas se fizeram sentir com maior intensidade na ilha de Santa Maria. É que nas últimas horas, o estado do tempo evoluiu para uma depressão extra-tropical.

A noite foi de calma em todo o arquipélago, excepto na ilha de Santa Maria, do Grupo Oriental, onde se registou a queda de algumas árvores e cortes de energia. As estradas onde cairam árvores, algumas de grande porte, estão já a ser desobstruídas pelos bombeiros locais.

Apesar de não haver razões para alarme, a Protecção Civil mantém accionado um dispositivo de prevenção, que deverá ser levantado durante a manhã, caso se mantenha a previsão de melhoria das condições climatéricas.

O mau tempo provocou ainda atrasos em dois voos da TAP. O primeiro tem como destino à ilha Terceira e devia ter partido às 8h05, mas só sairá do aeroporto de Lisboa às 13h; o outro, para Ponta Delgada, inicialmente previsto para as 9h45, terá descolado às 11h.