Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Floresta em alto risco

A maior parte do país encontra-se hoje em risco «máximo» e «muito elevado» relativamente aos fogos florestais.

Apesar da continuação de tempo quente em vários distritos e regiões do país, o Instituto de Meteorologia (IM) prevê para os próximos dias uma pequena descida  da temperatura máxima nas regiões do Sul (hoje) e Litoral Oeste (amanhã). Hoje, amanhã e quinta-feira há possibilidade de aguaceiros moderados em Angra do Heroísmo, Açores. Na quinta-feira, vai chover também em Braga e no Porto.

No continente, porém, as condições continuam favoráveis aos fogos florestais. A par do calor abrasador – sobretudo em Santarém (41ºC), Castelo Branco (40ºC), Portalegre (39ºC), Beja  e Lisboa (38ºC), Braga e Bragança (37ºC) – espera-se uma intensificação do vento no litoral oeste que soprará moderado (15 a 25 km por hora) na faixa costeira ocidental durante a tarde. 

Para amanhã, prevê-se, no entanto, um aumento temporário da nebulosidade no litoral a norte do cabo da Roca  até ao final da manhã e nas regiões do Interior durante a tarde.

Os valores da temperatura do ar voltarão a registar uma pequena descida na quinta-feira, aproximando-se dos valores normais para a época.