Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

EXPRESSO divulga moções de Sócrates e Roseta

A pouco mais de um mês do Congresso do PS, estão apresentadas duas das três moções de estratégia global que serão discutidas a 14, 15 e 16 de Novembro em Santarém. O EXPRESSO divulga na íntegra os textos programáticos de José Sócrates e Helena Roseta.

A moção de Helena Roseta e José Leitão, "Solidariedade e Cidadania", rejeita para o sector da Saúde "o princípio do consumidor-pagador", por considerar que a defesa do Serviço Nacional de Saúde é "uma bandeira do partido Socialista". No texto de estratégia global o grupo conotado com Manuel Alegre mostra-se contra o "país da cunha", e lamenta que "em vez do confronto de opiniões e argumentos" a vida partidária seja alimentada através de "formas de microtráfico de influências e favores".

José Sócrates, que estará em campanha pelo país socialista a apresentar a moção "O Rumo do PS: Modernizar Portugal", defende que a principal prioridade do partido é "merecer a confiança dos portugueses". O líder socialista, que é o único candidato à liderança do partido, sublinha que "a palavra-chave para o Governo do PS é modernização". Por isso, defende a adaptação do partido aos novos tempos procedendo a uma reforma das fundações do partido transformando-as em «Think Tanks» para a reflexão e consolidação de políticas.