Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Espanha proíbe burqa em locais públicos

Senado espanhol aprovou hoje, com os votos dos partidos de direita, uma moção em que pede ao Governo para realizar as "reformas legais e regulamentares necessárias" para proibir o uso de véus integrais em espaços públicos.

O Senado espanhol aprovou hoje, com os votos dos partidos de direita, uma moção em que pede ao Governo para realizar as "reformas legais e regulamentares necessárias" para proibir o uso de véus integrais em espaços públicos.     A iniciativa, defendida pela senadora Alicia Sánchez Camacho, foi aprovada com 131 votos a favor (do Partido Popular, da Convergência e União e da senadora María del Mar Caballero, do grupo misto - que reúne forças políticas minoritárias).    

Os votos contra - 129 - foram dos socialistas, do Partido Nacionalista Basco e da Entesa Catalana del Progress.     Com esta votação, o plenário rejeitou uma proposta de emenda de substituição, apresentada pelo PSOE (no poder), que propunha utilizar as medidas já existentes nas leis vigentes para dar uma resposta social ao uso da burqa¯.     *** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***  

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.