Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Dia «D» para Benfica e FC Porto

Começa hoje a jogar-se a terceira jornada da Liga dos Campeões. Benfica e FC Porto têm encontros decisivos para o futuro na prova. O Sporting joga amanhã.

Benfica e FC Porto entram hoje em acção na terceira jornada da Liga dos Campeões, sabendo que uma eventual derrota compromete as possibilidades de passagem à fase seguinte da prova. Os encarnados deslocam-se à Escócia, onde defrontam o Celtic enquanto os «dragões» recebem o Hamburgo. Ambas as equipas procuram ainda o primeiro golo na prova.

O Benfica tem pela frente uma tarefa complicada. Na Escócia, além da valia do Celtic, os encarnados terão que saber conviver com o ambiente do Celtic Park. Fernando Santos continua a não poder contar com Rui Costa, lesionado. Paulo Jorge também é baixa confirmada. Depois da vitória "gorda" sobre a União de Leiria, o Benfica procura a primeira vitória na Liga dos Campeões. Uma possível derrota hipoteca seriamente as possibilidades de continuar em prova. Nos escoceses, o goleador holandês Vennegoor o Hesselink é a grande baixa, por lesão.

Neste momento, o Benfica ocupa o terceiro lugar do Grupo F, com apenas um ponto, os mesmos do Copenhaga. O Celtic tem três pontos, estando no segundo lugar, atrás do Manchester. Na última jornada da prova os escoceses bateram o Copenhaga por 1-0, enquanto o Benfica foi derrotado, em casa, pelos «red devils».

No outro jogo do grupo, o Manchester recebe o Copenhaga, e uma vitória coloca a equipa de Cristiano Ronaldo praticamente nos oitavos de final.

FC Porto joga tudo

Não é só o Benfica que tem um jogo decisivo pela frente. O FC Porto defronta hoje o Hamburgo, no Estádio do Dragão, e uma vitória é fundamental para continuar a acalentar esperanças de seguir em frente na «champions», depois de nos dois primeiros jogos ter somado um empate e uma derrota. Os azuis-e-brancos ocupam a terceira posição do Grupo G, com um ponto, apenas à frente do seu adversário de hoje, que ainda não pontuou.

Jesualdo Ferreira deverá apenas trocar Bosingwa (a contas com um processo disciplinar interno) por Ricardo Costa na lateral-direita, mantendo os restantes elementos que iniciaram o jogo do passado fim-de-semana, frente ao Marítimo. O técnico portista não pode contar ainda com os lesionados Pedro Emanuel, Adriano, Ibson e Tarik Sektioui.

Nos restantes jogos, destaque para o Lyon, de Tiago, e para o Steaua de Bucareste, de Carlos. Em caso de vitória, os pentacampeões franceses garantem praticamente o apuramento, enquanto o Steaua vai procurar causar problemas ao todo poderoso Real Madrid.

JOGOS DE TERÇA-FEIRA

. GRUPO E

Steaua Bucareste–Real Madrid

Dinamo Kiev–Lyon

. GRUPO F

Celtic–Benfica

Manchester United–FC Copenhaga

. GRUPO G

FC Porto–Hamburgo

CSKA Moscovo–Arsenal

. GRUPO H

Lille-AEK

Anderlecht-AC Milan