Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Descoberto tesouro escondido há 140 anos em templo na Índia

As autoridades indianas já estão a proteger um templo no sul da Índia onde foi descoberto um tesouro de joias em ouro e prata, com um valor de milhares de milhões de dólares.

As autoridades indianas destacaram forças da ordem para um templo no sul da Índia onde foi descoberto um tesouro de joias em ouro e prata e por peças em ouro, com um valor de milhares de milhões de dólares.

Uma centena de homens armados, dispostos em "três cordões" de segurança, protege o templo hindu Sree Padmanabhaswamy, situado no

Estado de Kerala, indicou Oommen Chandy, ministro e chefe daquele estado.

Segundo novos números, o tesouro poderá valer um bilião de rupias (22 mil milhões de dólares), ou seja bem mais do que as primeiras

estimativas, indicou C. S. Rajan, juiz reformado do Tribunal de Kerala, membro de uma equipa encarregada de vigiar o tesouro.

Encontrado em esconderijos subterrâneos

O tesouro, milhares de colares, peças e pedras preciosas, escondido há 140 anos, encontra-se em pelo menos cinco esconderijos subterrâneos do templo.

"O valor arqueológico ainda não foi tido em conta", declarou Rajan. C. S. Rajan anunciou que um sétimo esconderijo, protegido por paredes de ferro, iria ser aberto, mas apenas depois de uma decisão de um tribunal de segunda instância indiano.

O templo, consagrado ao deus Vishnu, foi construído há séculos pelo rei Travancore, e as oferendas dos fiéis foram conservadas posteriormente em câmaras subterrâneas.

Templo já tem alarmes

Desde que a Índia se tornou independente em 1947, o templo é controlado por uma fundação dirigida pelos descendentes da família real de Tranvancore. Recentemente, o Supremo Tribunal indiano ordenou que a partir de agora o templo fosse gerido pelo Estado para garantir os bens ali conservados.

Até agora, pensava-se que o templo mais rico da Índia era o de Thirupathy, em Andhra Pradesh, um Estado do sul da Índia, com oferendas estimadas em cerca de 320 mil milhões de rupias.

A revelação da descoberta de tesouros em Sree Padmanabhaswamy também levou a polícia a equipar o templo com alarmes e câmaras de vigilância.