Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Defesa: José Casimiro Morgado é o novo diretor do SIED

Novo dirigente do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED) exercia funções de chefe do gabinete do secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP).

José Casimiro Morgado é o novo diretor do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED), anunciou hoje a Presidência do Conselho de Ministros, em comunicado.

O novo diretor, licenciado em Direito, era desde 1 de Abril de 2008 chefe do gabinete do secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP).

José Casimiro Morgado lecionou na Universidade Lusíada do Porto e foi diretor regional do Serviço de Informações de Segurança (SIS) do Porto.

Cortes orçamentais levaram à demissão de Jorge Silva Carvalho

A 17 de novembro, o jornal Diário de Noticias informou que o anterior diretor do SIED, Jorge Silva Carvalho, se demitiu por razões relacionadas com os cortes orçamentais no organismo. 

Em comunicado divulgado no mesmo dia, o gabinete do secretário-geral do Serviço de Informações da República Portuguesa, Júlio Pereira, disse ter sido aceite o pedido de demissão do diretor, cujo lugar seria substituído a partir de 1 de janeiro. 

O SIED, referia o mesmo documento do gabinete de Júlio Pereira, continuará a desempenhar as suas funções, "estando a ser executadas as medidas que permitirão, no novo contexto de contenção orçamental em que o país vive, situação que é comum a todos os organismos do Estado, a manutenção das suas capacidades".