Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

D. Afonso Henriques nasceu em Viseu?

Viseu tem a partir de hoje uma sociedade histórica que pretende dar força à tese do historiador Almeida Fernandes de que o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, nasceu na cidade.

Viseu tem a partir de hoje uma sociedade histórica que pretende dar força à tese do historiador Almeida Fernandes de que o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, nasceu na cidade.     A tese de que D. Afonso Henriques nasceu em Viseu surgiu, curiosamente, depois de, em 1990, ter sido posta em causa a "tradição" de que Guimarães foi o "berço" do fundador da nacionalidade, com o aparecimento da hipótese de Coimbra.     Júlio Cruz, um dos sócios fundadores da Sociedade Histórica Afonso Henriques, disse aos jornalistas hoje é raro o historiador que não aceite a tese de Almeida Fernandes e, portanto, Viseu tem de assumir este seu filho dileto".   "Para isso, foi criada esta associação que é, nem mais nem menos, o motor das actividades que levam a preservar a memória de Afonso Henriques", justificou.  

Encontros afonsinos 

Avançou que todos os anos haverá em Viseu encontros afonsinos (o primeiro a 20 de novembro), para os quais "vão ser convidados quatro investigadores que tenham feito os últimos trabalhos sobre a vida e obra ou a época do D. Afonso Henriques".     No dia seguinte, haverá sempre uma visita a uma cidade afonsina (este ano Zamora) e será editada uma revista "que vai reproduzir os encontros e tudo o que houver de novo".     "Queremos aprofundar a vida e obra de D. Afonso Henriques. Se amanhã aparecer uma tese a dizer que foi noutro sítio tudo bem", acrescentou.  

Viseu não quer polémica com Guimarães 

Júlio Cruz garantiu que o objetivo não é entrar em polémica com Guimarães.   "Não queremos nada dos outros, mas não enjeitamos nada do que é de Viseu", frisou, afirmando que "Guimarães é o berço da nacionalidade, mas o berço de Afonso Henriques é Viseu".     A constituição da Sociedade Histórica Afonso Henriques tinha sido um desafio deixado num congresso realizado no ano passado no âmbito das comemorações dos 900 anos do seu nascimento em Viseu.     A cerimónia aconteceu hoje à tarde nos claustros da Sé, onde se encontra a única imagem de D. Afonso Henriques na cidade (retratado nuns azulejos num encontro com S. Teotónio).  

"Viseu, Agosto de 1109, nasce D. Afonso Henriques" 

A sociedade - que será presidida por João Pedro Barros, antigo presidente do Instituto Politécnico de Viseu -- terá a sede em Viseu e criará delegações em todo o país sempre que para tal haja o mínimo de dez associados.     A polémica tese "Viseu, Agosto de 1109, nasce D. Afonso Henriques", do medievalista Armando de Almeida Fernandes, foi publicada pela primeira vez na revista Beira Alta, depois em livro pelo Governo Civil de Viseu (1993), tendo este sido reeditado em 2007 pela Fundação Mariana Seixas, da mesma cidade.     Almeida Fernandes explica na sua obra que esta resulta de uma encomenda feita pela Unidade Vimaranense - Associação para o Desenvolvimento de Guimarães e sua Região, que lhe pediu para "averiguar, se possível, onde nasceu D. Afonso Henriques".     *** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico*** 

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.