Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Cristiano Ronaldo tem 'costela' cabo-verdiana

O Jogador do Ano FIFA em 2008 é português, natural da ilha da Madeira. Mas a família do craque lusitano tem ligações a Cabo Verde, através da sua bisavó, Isabel Rosa.

Pedro Miguel Neves

Cristiano Ronaldo nasceu na ilha da Madeira; Isabel Rosa da Piedade é natural da ilha de São Vicente, em Cabo Verde. Mas os pontos em comum não são apenas o facto de ambos terem nascido num arquipélago. Segundo o "Diário de Notícias da Madeira", Isabel Rosa é bisavó de Ronaldo, o que faz com que o Jogador do Ano FIFA em 2008 tenha uma 'costela' cabo-verdiana.

Aos 16 anos, Isabel abandonou a sua terra natal para tentar a sorte noutra ilha do oceano Atlântico, a Madeira. A jovem cabo-verdiana acabou por casar com José Aveiro, natural do Santo da Serra, e bisavô de Ronaldo. Da união entre o casal, nasceu Humberto, que viria a casar com Filomena.

Humberto e Filomena, avós do futebolista do Manchester United, tiveram seis filhos. Dinis, um dos rebentos do casal, acabaria por casar com Maria Dolores, natural do concelho de Machico. Dinis, que faleceu em 2006, e Maria tiveram três filhos entre 1974 e 1976. Nove anos mais tarde, o casal volta a conceber e nasce Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro.

Poucos poderiam adivinhar que o último filho da família se tornaria, 23 anos mais tarde, no melhor jogador de futebol do mundo. E, se todos sabem que Ronaldo é português, mais concretamente madeirense, as origens cabo-verdianas da sua família permaneciam ocultas.

A informação foi ontem difundida na imprensa de Cabo Verde, e está a suscitar grande curiosidade entre os habitantes do arquipélago, segundo contou ao Expresso um jornalista do diário "A Semana".